Alienação Midiática

postado em: Atualidades | 0

charge-midia3-web-alienaçãoControlados pela mídia, é assim que segue uma esmagadora parte da comunidade, desde as crianças até os adultos. São impulsionados a comprar e seguir os preceitos e morais introduzidos pelo maior meio de alienação conhecido até hoje, a televisão.

A televisão, mesmo com todos os seus divertimentos, não surgiu e nem está aqui hoje somente como um mecanismo de entretenimento para o público, mas está presente com objetivos ocultos comerciais e políticos. Há toda uma lógica por de trás disso, desde a conquista da audiência, até fazê-la comprar tudo o Consumir opinião pronta, o máximo da alienaçãoque é anunciado. Então em vez de ser utilizada como um meio de disseminar a cultura, ela é usada para influenciar e manipular a mente das pessoas de acordo com os interesses dos empresários e dos políticos que estão por trás de todos esses esquemas. Simplificando, a população pensa, come, anda, se veste, vive, do jeito que a mídia quer.

As pessoas não se dão ao trabalho de correr atrás da informação, até por que é muito mais fácil simplesmente sentar no sofá, ligar a televisão, e assistir ao que está passando. Mas o que é transmitido, muitas vezes pode estar distorcido, ou alterado, e a consequência disso é a alienação e a aculturação. Os telespectadores além de perderem a capacidade de raciocinar ou pensar por si próprios, tornam-se carentes de informação e conhecimentos gerais do que está acontecendo no mundo e até mesmo no próprio país.

nao-penso-nao-existo-so-assistoEmbora exista toda uma tentativa da mídia de alienação da população, há meios de não se deixar levar. Como por exemplo, não aderir somente a televisão como o único meio de se obter conhecimento, e sim começar a pesquisar por conta própria em sites na internet, aí então terão uma formação mais equilibrada e consciente sobre diversos assuntos polêmicos, e uma maior capacidade de reflexão sobre estes.

Comentários

comentários