A obsolescência dos produtos

postado em: Atualidades | 0

obsolescencia3A obsolescência dos produtos tem se tornado um problema crescente na atual sociedade capitalista, e o maior dos problemas é a alienação da população diante dessas questões. Cada vez mais a durabilidade desses produtos tem sido explorada para que os consumidores estejam constantemente comprando novos utensílios ou eletrônicos, ou simplesmente substituindo os que já possuem por “melhores”.

obsolescencia2

A mídia, aliada das grandes empresas responsáveis pela produção desses produtos, além de bombardear uma imensa quantidade de propagandas, omite a obsolescência de tais materiais. Telefones celulares, computadores, televisões e outros objetos são diariamente permutados por novos modelos impostos pela mídia, na maioria das vezes sem necessidade.

O resultado de todo esse consumo acelerado e desnecessário são os acúmulos de diversos materiais não recicláveis em aterros e lixões. Sem contar que o sistema capitalista tem objetivos INFINITOS diante das questões de superprodução e consumo, e vale a pena resaltar que o planeta terra é FINITO. obsolescencia1Então resumindo, basicamente vai chegar uma hora em que tudo o que se conhece hoje, vai estar enterrado em um monte de lixo, e não vai existir mais matéria prima para se produzir nada. Mas um jeito de acabar com essa produção em massa desses eletrônicos é conscientizar as pessoas para que elas não comprem com tamanha compulsão algo que elas não necessitam, e passem a exigir produtos de maior qualidade, durabilidade e sustentabilidade.

Comentários

comentários