teatroGente nesse semestre eu tive a grande oportunidade de fazer algumas aulas de teatro na “casa de teatro”, com um maravilhoso professor o Zé Adão Barbosa e foi uma experiência fantástica! E aqui vai um pouco da história e o que é o teatro para vocês entenderem um pouco mais.

 O que já diz o significado da própria palavra teatro, observar atententamete, apreciar. É uma forma de arte, em que os representantes (atores) criam, refazem, circunstanciam e interpretam uma história, cada um com sua personagem, recriando assim, uma forma de humor, entretenimento, drama, romance ou aventura. IMG_2379

A origem do teatro ainda é um mistério. Vários historiadores têm especulações distintas. A mais aceita é a de que a primeira noção de teatro teria ocorrido por volta de 80.000 a.C, a partir da transmissão de ensinamentos por meio de interpretações artísticas, como, por exemplo, a dança, a música e a pintura.

IMG_2542O teatro não se trata somente de representação por parte dos atores, mas sim, essencialmente, despertar sentimentos no público, felicidade, risos, tristeza, solidão, quase sempre com o acompanhamento de dramaturgos ou diretores técnicos, em situações de improviso. O teatro básico, é formado por: Personagens, podendo ser representados por pessoas, bonecos, ou elementos cênicos; Enredo, que é a trama onde os personagens se encontram; Plateia, que é o elemento essencial para que exista um espetáculo, são os espectadores, aqueles que irão assistir e julgar o trabalho do dramaturgo.

Resumindo, o teatro deve ser entendido como uma forma de arte na qual deve-se expressar os sentimentos, e usar os próprios para recriar as situações e crises da personagem interpretada. Sendo muito recomendado para pessoas mais introvertidas, o teatro pode ser “anestésico do mundo real” ou “lugar onde eu posso ser eu mesmo sem ninguém me criticar”.IMG_2990

 E por último, eu gostaria de salientar que foi graças ao meu pai eu tive a imensa e gratificante oportunidade de conhecer um pouco do teatro, e embora tenha acabado, admito que amei a experiência, e se houvesse mais de tempo gostaria de fazer esse curso novamente, ou um de montagem. Mas recomendo a todos vocês que façam e conheçam um pouco mais do teatro.