Resumo-do-livro-o-alienista-de-machado-de-assisO conto começa quando o Dr. Simão Bacamarte retorna para vila onde nasceu, Itaguaí. Ele resolve dedicar-se inteiramente à ciência, mais especificamente a área da psicologia, e passa a estudar a loucura humana. Funda a primeira casa de orates em Itaguaí, que foi o seu próprio manicômio, a Casa Verde. Casou-se aos quarenta anos com D. Evarista, uma mulher viúva, não bonita e nem simpática, mas explica ele, que casara-se com ela pois possuia uma ótima saúde física e estava apta a ter filhos robustos, sãos e inteligentes, coisa que nunca aconteceu, D. Evarista nunca deu-lhe um só filho.

Depois de fundada a Casa Verde, Simão Bacamarte passou a considerar diversas teorias em seu estudo de quem era de fato louco. Todos os critérios eram regidos pelo alienista, contando também com o apoio e a ordem da Igreja e dos poderes da época. Seguindo esse conceito, o Dr. Simão internou um número alarmante de pessoas. Chegou até ao ponto de levar a sua própria mulher para a Casa Verde, pois certa vez, ela estava indecisa de qual colar usar para um evento importante que tinha, e passou a madrugada tirando e colocando-os para escolher. A população revoltada resolve tramar uma rebelião contra as injustiças cometidas. O motim foi liderado pelo barbeiro Porfírio o qual promete acabar com o manicômio. Não obstante, Porfírio entra em acordo com Simão. A sanção foi suficiente para uma nova revolta liderada, agora, por João Pina, outro barbeiro da cidade. Exércitos de outro território deram um fim às desavenças e o doutor prosseguiu seus estudos.O-alienista

Simão começa a considerar uma outra teoria, de que os loucos seriam aqueles que possuem a mente em perfeito equilíbrio e não os que têm juízo doentio. E como parte do final mirabolante da história, ele resolve liberar todos os antigos loucos e interna agora o padre Lopes, a esposa de Crispim e Porfírio. Passado-se um tempo, até que os novos internados pudessem revelar algum tipo de desequilíbrio, Simão Bacamarte libera-os.

Sentindo-se insatisfeito com os resultados de sua pesquisa, começa a estudar-se, e questiona-se aos amigos se possui algum defeito, os mesmos lhe dizem que não, assim, passa a considerar-se de fato o único equilibrado da vila e tranca-se na Casa Verde. Por fim, morre após dezessete meses.