Crescendo com o karate

crescendo-karateNo mundo globalizado que vivemos hoje, a maioria das crianças e adolescentes esquecem ou não se interessam em realizar atividades coletivas (de contato físico), e acabam se isolando na frente de seus computadores ou jogos eletrônicos, esquecendo os valores sociais conquistados nas relações com os outros que nos cercam e que são de suma importância para todo ser humano.

Levar à criança e o adolescente a treinar karate é muito mais do que oferecer uma aula administrada no intuito de promover a prática de um esporte. Consiste em proporcionar um maior aprendizado por parte dos alunos, formando cidadãos mais preparados para o mercado de trabalho e para vida.

O que se observa na sociedade, é que grande parte dos jovens em idade escolar, se encontram desestimulados para estudar, com falta de concentração e até mesmo dificuldade no campo psicomotor. A prática do karate, além de desenvolver esse campo (ou seja, a movimentação, capacidade de raciocínio e velocidade de reação são estimuladas e desenvolvidas, de forma a alcançarem novos níveis, os quais possibilitam que viva seu próprio corpo de forma plena na fase da vida em que se encontra), desenvolve o afetivo e cognitivo. Também oferece aos seus praticantes, em especial os que se encontram em fase escolar, uma assimilação maior das disciplinas ministradas no colégio, resultando em um melhor rendimento escolar.

Mais que apenas fases de preparação para a vida adulta, a infância e a adolescência são períodos essenciais da vida, nos quais a pessoa vive e reage de maneiras únicas, intensas e inigualáveis. Por isso, toda e qualquer etapa deve ser mais que preparatória para uma próxima.

O karate exige de seus praticantes muita disciplina, dessa forma, indicada para pessoas que possuem uma conduta mal educada. Também indicada para pessoas tímidas, devido ao seu poder de integração, para aquelas com falta de concentração, devido a sua necessidade de agilidade, para as agressivas, devido a sua canalização de energia física e mental, enfim, a prática do karate é indicada para qualquer tipo de pessoa, gênero ou idade, contribuindo positivamente não somente para o físico, mas também para a mente e o espírito.

Em síntese, o karate além de nos proporcionar um ótimo desempenho físico, desde a infância proporciona um desenvolvimento cognitivo, extremamente importante para o crescimento do indivíduo. Ensina também a disciplina, respeito e uma boa interação na sociedade.

Fontes: karate for fun,